Os dois discos da coleção “Bois de Ourém” foram gravados entre abril e junho de 2006, em Ourém. Na época, eu apresentava o programa “Sala de reboco”, na rádio Tembés FM, onde os amos dos bois já haviam participado diversas vezes, e gravado algumas centenas de suas músicas. Empolgado com a beleza daquelas toadas, criadas aos montes por lá, fiz uma seleção de seis músicas de cada um dos quatro grupos do lugar, para compor os dois discos. O “Bois de Ourém Vol. 1” é com os bois “Flor-do-Campo” (de Mestre Julião – da comunidade do Mocambo) e “Ouro Fino” (de Mestre Cardoso). O Volume 2 traz os bois “Pai-do-Campo” (Mestre Faustino) e “Geringonça” (Mestre Tuíte). As músicas a seguir são as do volume 2, no qual Tuíte cantas as seis últimas faixas.
Se quiser baixar o “Bois de Ourém, Vol. 2”, clique aqui (arquivo zip). Para baixar as letras, clique aqui.
Os percussionistas que tocaram aqui foram os mesmos que gravaram com o Pai-do-campo, já que os dois bois brincavam juntos. São eles: Sales Machado (tambor e tamanco), Kayse Ribeiro de Oliveira (onça, pandeiro, maracá e triângulo) e Artur “Sukita” (tambor). O coro é formado por Maria Pedro da Silva “Louza” (esposa do Tuíte), Raimunda “Piticó” e Dioclécia. A produção, gravação e arranjos são meus.
O disco foi lançado em Belém, num arrastão do Pavulagem, no dia 2 de julho de 2006. Para isso, produzi algumas cópias no formato que costumava produzir então, com capas em papel reciclado, encartes de papel madeira; tudo bastante caseiro. Embaixo estão dois recortes de jornais com referências ao lançamento.