Artesanato Furioso

Em 2000, eu e o Valério Fiel da Costa criamos o Artesanato Furioso, um espaço para nossas criações na área de performance eletroacústica e improvisação sobre objetos amplificados.

Apesar de morarmos em regiões distantes um do outro, realizamos sete apresentações, nas vezes em que estávamos juntos em Belém, disponíveis para essas montagens. Vou reunir nesta página todo o material que tenho do duo, pela ordem das apresentações (infelizmente, algumas não tiveram registro algum). Foram elas:

1. Artesanato Furioso, 1ª edição

A primeira edição aconteceu nas noites de 29 e 30 de setembro de 2000, num galpão de ensaios da Companhia Atores Contemporâneos. O programa e o cartaz foram tosquíssimos, impressos nos papéis pra rascunho que tínhamos à mão.

Entre as músicas tocadas, estavam essas três: “Música para sexta”, uma montagem que fiz com áudios baixados da internet; “Fuga n° 2 de Bach”, que não estava prevista no programa, mas foi executada, e é uma montagem com sons de arrotos em cima da peça de Bach; e “Deserto dos cães”, do Valério. As duas primeiras estão no player abaixo.

Se quiser baixar as músicas acima, clique aqui (arquivo zip).

​”O diabo na terra das bananas” foi originalmente escrita pra cello e piano, e já havia sido tocada antes, também pelo Arthur Alves (cello). A parte do piano, no entanto, foi substituída por sons sequenciados. A partitura da peça está aqui.

2. Artesanato Furioso no Cemitério da Soledade

A segunda edição foi nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2001, à meia-noite, no cemitério da Soledade, em Belém. O cemitério foi o espaço escolhido devido ao seu tamanho e localização. Os alto-falantes ficariam distantes e escondidos atrás de árvores e túmulos (o que acabou não acontecendo); e à meia noite, lá no meio, sentíamos mais segurança contra as interferências do trânsito maluco e do barulho do centro da cidade.

No álbum a seguir, a primeira imagem é do cartaz, feito pelo Cássio Tavernard. As outras fotos foram tiradas na noite de 17 de maio, pela Lila Bemerguy.

Aqui tem algumas matérias de jornais que falaram desta apresentação.

​”Reco” foi uma das minhas peças que tocamos no Soledade. Se quiser baixá-la, clique aqui.

3. Artesanato Furioso no Espaço Bufo

A terceira edição foi às 21h do dia 31 de julho de 2002, no Espaço Bufo, porão localizado na av. Nazaré, próximo à esquina com a Benjamim Constant, em Belém. O Bufo era administrado e nos foi cedido pela Wlad Lima, com quem eu trabalhava na época, num espetáculo teatral chamado “Duas tábuas e uma paixão”. Contamos com as participações dos músicos Arthur Alves (violoncello), Pio Lobato (guitarra) e Cláudio Costa (petecas e garrafão).

Aqui tem dois recortes de jornais que falam dessa noite.

4. Artesanato Furioso sobre o Rio Guamá

Na tarde de 1° de fevereiro de 2003, tocamos “Músicas congeladas”, do Valério, na ponte sobre o Rio Guamá, da alça viária do Pará. Participaram Allan Carvalho e Cláudio Costa. Os dois e o Valério tocavam a ponte, e eu gravei a execução. É o áudio a seguir.

Se quiser baixar essa gravação, clique aqui.

​Essas fotos são da mesma tarde, na ponte. Como chovia, eu estava com um guarda-chuva pra proteger o gravador.

5. Artesanato Furioso no IV Encun

No dia 26 de outubro de 2006, fizemos uma apresentação no IV Encontro Nacional de Compositores Universitários, no Instituto de Ciências da Arte (ICA), em Belém, tocando “Improviso sobre objetos amplificados”, minha e do Valério.

6. Artesanato Furioso na Pauta Maldita

Esta edição aconteceu nos dias 28 de fevereiro e 1° de março de 2007, à meia-noite, no Teatro Experimental Waldemar Henrique, em Belém. Na primeira noite tocamos “Satori”, do Valério, no porão do teatro. Na segunda noite apresentamos Cu cagão (Fábio Cavalcante), Missa (Valério Fiel da Costa), Poluição sonora (Fábio Cavalcante), Limiar (Valério Fiel da Costa), Homenagem a Olorum (Alan Fonseca) e A Cela (Valério Fiel da Costa).

Esta é a filmagem de uma parte do “Satori”, apresentado na primeira noite. A peça, com duas horas de duração, tem dois momentos. No primeiro, tocamos no porão do teatro (da meia-noite à uma), e o público, em cima, nos ouvia em caixas amplificadas. À uma da manhã, os que ainda restavam foram convidados a descer para o porão, e a peça seguiu até as duas. A filmagem está dividida em sete partes pequenas apenas devido às limitações de tempo que o YouTube impunha na época da postagem.

Os músicos desta tocada são: Alan Fonseca (sopros), Allan Carvalho (cordas), Cláudio Costa (percussão), Fábio Cavalcante (sons gravados), Renato Torres (voz), e Valério Fiel da Costa (sintetizador). A iluminação é do Eddie Pereira, e a cenografia, do Aldo Paz.

E esses são o programa e a matéria que saiu no jornal “O Liberal”, no dia da apresentação.

7. Artesanato Furioso no ICA, 2007

Tocamos no Instituto de Ciências da Arte (ICA) nos dias 22 e 23 de setembro de 2007. Participaram Allan Fonseca, Allan Carvalho, Arthur Alves, Cláudio Costa, Renato Torres, e os enxadristas Lauzarino Andrade e Clauber Figueredo Martins. O Eddie Pereira fez a iluminação, e tivemos o apoio do ICA, do Teatro Waldemar Henrique e da Federação de Xadrez do Pará.

Aqui estão as gravações das duas noite.

Para baixar o show, clique aqui (arquivo zip).

Esses vídeos são da segunda noite (domingo, 23 de setembro). A filmagem foi feita pelo Fábio Amaral, e a edição é minha.

A ficha técnica com os músicos é a seguinte:

Sábado, 22 de setembro de 2007, meia-noite.
1. Cu cagão (Fábio Cavalcante). Com Allan Carvalho (coro e pano), Fábio Cavalcante (coro e sons gravados), Renato Torres (voz e balão) e Valério Fiel da Costa (coro e velcro).

2. Silêncio, peixes e assombrações subaquáticas (Valério Fiel da Costa). Com Arthur Alves (cello com delay), e Valério Fiel da Costa (piano preparado).

3. Pérola (Alan Fonseca). Com Alan Fonseca (sons gravados).

4. Missa (Valério Fiel da Costa). Com Alan Carvalho, Allan Fonseca, Cláudio Costa, Judson Brito, Renato Torres (panelas), e Valério Fiel da Costa (voz e teclado).

5. Música de microfonia (Valério Fiel da Costa / Fábio Cavalcante). Com Fábio Cavalcante (microfone, toca-disco, máquina de chuva e balão), e Valério Fiel da Costa (microfone, rádio, sons gravados, roque-roque, balão, molho de conchas).

Domingo, 23 de setembro de 2007, 20:00h.
1. Poluição sonora (Fábio Cavalcante). Com Allan Carvalho (balão), Cláudio Costa (copos e isopor), Fábio Cavalcante (sons gravados), e Valério Fiel da Costa (copos e isopor).

2. Kensho (Valério Fiel da Costa). Com Allan Carvalho (cadeira, roque-roque, percussões e voz), Cláudio Costa (cadeira, roque-roque, percussões e voz), e Valério Fiel da Costa (cadeira, roque-roque, percussões e voz).

3. Cirurgião (Fábio Cavalcante). Com Alan Fonseca (tarraxa de violão), Cláudio Costa (tarraxa de violão), Fábio Cavalcante (violão, pente e faca), e Valério Fiel da Costa: (sons gravados).

4. Trash plastic (Valério Fiel da Costa / Lilian Campesato). Com Fábio Cavalcante (plástico, microfone, lata de cerveja e fita gomada) e Valério Fiel da Costa (plástico, copo e papel).

​O cartaz e o programa desta edição são da Luciana Leal.

Artesanato Furioso no ICA, 2009

No dia 29 de janeiro de 2009, às 19:30h, fizemos outra apresentação no ICA (Instituto de Ciências da Arte). Tocamos as peças “Matinais” (Valério Fiel da Costa), “Cirurgião” (Fábio Gonçalves Cavalcante), “Diabulus” (Alan Fonseca), e “Colisões” (André Bandeira). O cartaz e o programa são da Luciana Leal.

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe aqui.