Os dois discos da coleção “Bois de Ourém” foram gravados entre abril e junho de 2006, em Ourém. Na época, eu apresentava o programa “Sala de reboco”, na rádio Tembés FM, onde os amos dos bois já haviam participado diversas vezes, e gravado algumas centenas de músicas. Empolgado com a beleza daquelas toadas, criadas aos montes por lá, fiz uma seleção de seis músicas de cada um dos quatro grupos do lugar, para compor os dois discos. O “Bois de Ourém Vol. 1” é com os bois “Flor-do-Campo” (de Mestre Julião – da comunidade do Mocambo) e “Ouro Fino” (de Mestre Cardoso). O Volume 2 traz os bois “Pai-do-Campo” (Mestre Faustino) e “Geringonça” (Mestre Tuíte). As músicas a seguir são a do volume 2, no qual Julião e o Flor-do-campo cantam e tocam as seis primeiras faixas.
Se quiser baixar o disco completo (junto com as toadas do boi Ouro Fino), clique aqui (arquivo zip). Para baixar as letras, clique aqui.
Os músicos que gravaram as toadas do boi do Mocambo foram: Julião dos Santos (voz primcipal e pandeiro), Luís Carlos Rodrigues “Rato” (tambor, maracas e coro), Zé Ferreira (tambor e coro), Zé Francisco (tambor, maracas e coro), João Batista “Bulica” (tambor e coro), Simião (maracas e coro), José Walter dos Santos “Waltinho” (maracas e coro) e Fabinho (triângulo).
O disco foi lançado em Belém, num arrastão do Pavulagem, no dia 2 de julho de 2006. Para isso, eu produzi algumas cópias no formato que costumava produzir então, com capas em papel reciclado, encartes de papel madeira; tudo bastante caseiro. Embaixo estão dois recortes de jornais com referências ao lançamento.