No Estúdio Livre do Puraqué
Este disco foi gravado em maio de 2010, quando eu trabalhava com o Coletivo Puraqué, de Santarém. Com o estúdiode áudio do Coletivo quase pronto, escolhemos o Nossas Lembranças pra inaugurar o projeto de registro dos músicos locais. O grupo, do bairro Maracanã, de Santarém, é formado por Joaquim Marinho (violino), Hermenegildo Nogueira Pires (violão), Arlindo Sousa dos Santos (afoxé) e Manuel Almeida dos Santos (atabaque), e tem no repertório músicas que eles tocavam, ainda jovens, nas comunidades do rio Arapiuns, onde nasceram e cresceram.
Se quiser baixar todas as músicas, clique aqui (arquivo zip).
A “Marcha dos pretos” é um instrumental tradicional nas festividades do menino Jesus, onde os brincantes giram ao redor de um mastro, segurando em fitas, e pintados de preto. “Zé Marmita” é uma marchinha de carnaval de Brazinha e Luís Antonio. “Mapinguari”, “Tenho uma casa na beira-mar” e “Eu faço brega” são de Raimundo Pimentel, compositor de Santarém, amigo próximo dos membros do Nossas Lembranças. Infelizmente, não sei informar (e nem os músicos do grupo) o nome dos compositores das outras músicas – eles as conhecem e tocam por terem sido populares nas décadas de 30 e 40 do século passado, na região onde cresceram. Todas as 11 músicas gravadas estão transcritas no caderno de partituras abaixo.
Para conhecer mais sobre o Nossas Lembranças, assista o vídeos a seguir, produzido no mesmo projeto, e gravado na sede do Coletivo Puraqué. A filmagem é da Luciana Leal, e a edição é minha.