Laudelino Silva e Machadinho

Os músicos Laudelino Silva e Edenmar da Costa Machado “Machadinho” são dois ícones da música santarena, e juntos fizeram uma parceria notável. Laudelino foi um exímio tocador de cavaquinho e Machadinho é reconhecido como uma das mais belas vozes criadas nas serestas de Santarém. As três fitas seguintes trazem um pouco da arte musical dos dois.

Poemas e Canções Apresenta Machadinho e Laudelino (1968)

A primeira fita é uma apresentação de Machadinho, acompanhado pelo cavaco de Laudelino, numa edição do programa “Poemas e canções”, da rádio educadora de Santarém/PA, em 11 de fevereiro de 1968. A fita estava, infelizmente, bastante deteriorada, e mesmo com tratamento de áudio, o som continuou com muito chiado.

Laudelino e Emir (03/08/1979)

No final da década de 70, Laudelino Silva mudou-se para Belém, e Emir propôs gravar um bate-papo recheado de execuções instrumentais, a fim de registrar a partida do tocador de cavaquinho de Santarém (que neste dia tocava um bandolim). É a gravação que se ouve a seguir, de 3 de agosto de 1979.

capa do K7 Laudelino e Emir, do acervo de Emir Bemerguy

Machadinho, Laudelino, Emir, Emirzinho, Lúcio, Ércio (06/07/1988)

E na última fita, foi gravada uma reunião na casa de Emir, com Machadinho, Laudelino, e seus filhos Lúcio e Ércio, em 6 de julho 1988. O objetivo, segundo o anfitrião, era “passar alguns momentos tocando violão e bandolim, revivendo instantes preciosos e mágicos que se foram”. Ouçam.

Capa do K7 Machadinho, Laudelino, Emir, do acervo Emir Bemerguy

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe aqui.