O poeta Emir Bemerguy (Fordlândia, 1933 – Santarém, 2012), demostrou sua paixão por Santarém de muitas formas, e uma delas foi fazendo sistematicamente registros sonoros dos artistas locais. Emir gravou uma centena de fitas cassete ao longo das últimas 5 décadas, com diversos músicos e personalidades santarenas. É um material fantástico, de grande importância para os interessados na cultura amazônica, e na de Santarém em particular. Tive o prazer de ouvir uma parte dessas fitas, e, com a oportunidade de digitalizá-las, compartilho essas gravações aqui.
As fitas têm registros do violonista Moacir Santos, do tocador de cavaco Laudelino Silva, do compositor e pianista Wilson Fonseca, do radialista Osmar Simões, do historiador Paulo Rodrigues dos Santos, entre muitos outros. Têm também leituras que o poeta fez da sua própria obra, entre poemas e crônicas, muitas delas transmitidas pelas rádios da cidade.
Ressalto que muitas dessas gravações são caseiras e o clima é bastante informal. Na maioria da vezes, ele próprio apresenta os convidados, tece comentários sobre as músicas, e puxa a conversa adiante.
Foram selecionadas 16 fitas do acervo sonoro do poeta para esta coleção especial aqui disponibilizada.
TÍTULOS:
Maestro Wilson Fonseca (Gravado em outubro de 1994)
Poemas, crônicas, canções e entrevista (Gravado em dezembro de 1992)
Laudelino Silva e Machadinho (Gravado em julho de 1988)
Osmar Simões (Gravado em julho de 1984)
Coral de Santarém (Gravado em dezembro de 1982)
Moacir Santos (Gravado em março de 1976)